Projeto Pedagógico

Uma das missões da educação é a propagação do conhecimento sobre a diversidade da espécie humana, levando o indivíduo a tomar consciência das semelhanças, respeitar as diferenças e compreender a interdependência entre os seres humanos do planeta. A educação deve nos ajudar no descobrimento de nós mesmos, possibilitando colocar-nos no lugar do outro, compreendendo suas reações.

Dessa forma, nosso projeto pedagógico busca fornecer ao estudante todas as ferramentas necessárias para seu crescimento e aprimoramento social e intelectual, de modo a torná-lo um cidadão crítico e atuante na sociedade.

Nossa proposta de educação é organizada a partir de uma concepção de ser humano, mundo e sociedade, como preconizado pela UNESCO sobre a educação no século XXI (Saiba Mais…), seguindo a tendência mundial de uma educação contemporânea.

No século XXI, a educação engloba todos os processos que levam o indivíduo, da infância ao fim da vida, a um conhecimento contínuo e dinâmico do mundo, de seus pares e de si mesmo, combinando, com sinergia, quatro aprendizagens fundamentais:

• Aprender a conhecer, baseado na aquisição dos instrumentos de compreensão do mundo no qual nos inserimos.
  • Aprender a fazer, possibilitando a ação consciente sobre o meio que nos envolve.
  • Aprender a conviver, participando e cooperando com os outros nas atividades sociais.
  • Aprender a ser, desenvolvendo a personalidade individual e a capacidade de autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal. Aprendizagem esta, essencial, que integra as três precedentes

Corpo Docente

Nosso corpo docente é formado por professores de reconhecida competência e formação, unindo tradição e excelência no ensino, o que supre todas as necessidades de nossos alunos. Por esse motivo, nosso Ensino Médio é referência em formação na região, possuindo o maior índice de aprovação nos mais concorridos vestibulares (FUVEST, VUNESP, UNICAMP, ENEM) para melhores universidades do País.

Orientação Profissional

É, fundamentalmente, no Ensino Médio que o jovem reflete sobre o futuro e tem que fazer uma das primeiras grandes escolhas de sua vida: qual profissão seguir e em qual universidade estudar. Sempre buscando auxiliar nossos alunos, o Colégio Logos oferece um acompanhamento de Orientação Profissional, que se organiza a partir da indagação sobre qual papel o jovem gostaria de ter no mundo que o cerca. Auxiliando-o a conhecer o universo onde está inserido, ele começa a refletir sobre qual a melhor forma de atuar. Além disso, outros trabalhos como palestras de ex-alunos, de profissionais de diversas áreas, visitas a universidades e feiras de profissões também são desenvolvidas.

Foco no vestibular

Nas 1ª e 2ª séries do ensino médio priorizamos todo o conteúdo estipulado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN – MEC), para que na 3ª Série toda a matéria estudada nos dois primeiros anos possa ser revisada e aprofundada. Aliamos o desenvolvimento da consciência crítica de nossos alunos à preparação para o vestibular, assim, todo subsídio teórico e prático é fornecido aos nossos estudantes, para que ingressem nas melhores universidades do país, através dos mais concorridos vestibulares.